Petrobras oficializa risco de falta de diesel
A Petrobras decidiu enviar um ofício ao governo de Jair Bolsonaro e formalizou o alerta de que pode haver desabastecimento de diesel no Brasil. A informação já tinha sido passada ao governo de maneira informal pela estatal anteriormente. Apesar disto, a diretoria da empresa decidiu enviar um ofício ao governo com os dados, já prevendo uma possível alegação de desconhecimento do cenário ou até mesmo a responsabilização por uma possível crise.
A escassez do combustível vem sendo uma das justificativas da empresa para defender o seu alto preço de mercado. A falta do produto se deu justamente no terceiro trimestre, que é a época de maior exportação de grãos pelo país e demanda por diesel, que aumenta sazonalmente no Brasil e nos EUA.
Vale lembrar que o mundo passa pela mais grave escassez do combustível em 14 anos, por causa da guerra, já que a Rússia é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Com estoques internacionais em níveis mínimos históricos, refinarias do Golfo dos EUA, que fornecem ao Brasil, por exemplo, começaram a redirecionar cargas para a Europa.
Conselheiros da Petrobras se dizem perplexos com o fato de o governo Bolsonaro até agora não ter apresentado ao país um plano de emergência para enfrentar uma provável escassez do diesel. Eles definem a reação do governo como “descaso”.
Procurada, a Petrobras não quis se manifestar.
Fonte: Folha.