O Combustível Óleo Diesel é constituído de mistura de hidrocarboneto, pouco inflamável e pouco volátil, logo o mais seguro na prevenção de incêndio. Mesmo sendo o mais poluente, ainda é o combustível mais usado em nosso País.
O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de óleos vegetais e de gorduras animais, atendendo às especificações estabelecida pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Muito confundido com a mistura diesel + biodiesel que desde 2008 vem sendo disponibilizado no mercado com a designação DIESEL B *, onde o * significa a porcentagem de biodiesel na mistura.
Seguindo a determinação da ANP o óleo diesel recebeu uma nomenclatura S para designar o teor máximo de enxofre.
Combustível com teor de enxofre máximo de 500 mg/kg, indicado para veículos movidos a diesel com fabricação anterior a 2012, tem teor de cetano igual a 42. Normalmente mais utilizados em máquinas, geradores e equipamentos industriais.
Comercializado somente para embarcações marítimas, isentos de biodiesel, tem em sua especificação ponto de fulgor mínimo de 60º, minimizando risco de incêndio.