Desabastecimento de Diesel no País
Apesar de pouco noticiado pelas grandes mídias do nosso País até o momento, o óleo diesel vem sofrendo a semanas com reajustes diários e inúmeras restrições de vendas pelas Cias Distribuidoras.
Os conflitos internacionais atuais afetam drasticamente a cadeia de importação do produto. A Rússia, por exemplo, é um grande é um grande exportador de petróleo bruto, a partir do qual o diesel é produzido nas refinarias. A disparada acentuada dos preços está colocando uma pressão imensa nas empresas de transporte rodoviário, principalmente nas menores e muitas delas já estão tendo de repassar os ajustes dos custos com o combustível para seus clientes.
Não é de hoje que a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis (Brasilcom) vem reclamando de dificuldades para manter o abastecimento de diesel. Segundo o diretor institucional da entidade que congrega distribuidoras regionais, Sergio Massillon, a Petrobras vem rotineiramente deixando de cumprir integralmente contratos de fornecimento de diesel. “[Nossas] associadas estão encontrando dificuldades para conseguir receber todo o volume de seus pedidos mensais (…) são cortes repetidos e significativos”, alerta.
Segundo o Brasilpostos, o cenário deve se agravar ainda mais em abril, já que os 20% restantes deveriam ser supridos por combustível importado. Contudo, devido à atual crise, as empresas importadoras não estão trazendo o produto do exterior.
Fonte: